quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Quais as principais diferenças entre faculdade privada e pública?

Quem está pensando em ingressar no nível superior vai acabar se deparando com a questão: Universidade pública ou universidade privada? Quando o assunto é a sua formação profissional, é essencial pensar bem e  analisar qual a melhor opção para você. Quem se encontra com essa dúvida agora, deve saber quais as principais diferenças entre a faculdade privada e pública. Confira a seguir:


Faculdade pública

Vestibular

A principal diferença em relação a estes dois tipos de instituição poderia ser a forma de ingresso. Para a universidade pública, o sistema que distribui as vagas é o SISU. Os estudantes deverão realizar as inscrições SISU no período devido. O sistema abre inscrição duas vezes por ano: no começo do primeiro e do segundo semestre.

O Sistema de Seleção Unificada utiliza a pontuação dos candidatos no ENEM para padronizar o ingresso nas universidades. Então, é importante ficar atento ao ponto de corte de cada curso e aguardar a divulgação do resultado do SISU.

Custo

O Custo também é um ponto importante da rede pública, pois ingressar em uma instituição desta categoria tem custo zero para qualquer curso.

Bolsas de auxílio

Além de não ter que pagar mensalidades, o estudante da universidade pública ainda pode receber algumas bolsas de auxílio, como bolsa de iniciação cientifica, monitoria e auxílio estudantil.

Carga horária

A carga horária para a universidade pública também será maior. Sem contar que você terá de pagar estágio obrigatório e participar de eventos universitários.

Faculdade privada

Vestibular

Para ingressar em uma instituição privada, o sistema utilizado é o Prouni, o Programa Universidade Para Todos. O Prouni também utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para distribuir suas vagas, por isso, é preciso que os candidatos realizem o exame antes.

O sistema também distribui suas vagas através do ponto de corte de cada curso, por isso, quem quiser ingressar em uma universidade particular deve ficar atento à isto ou realizar o vestibular próprio de cada instituição.

Custo

O Prouni oferta bolsas de estudo parciais e integrais para os candidatos, mas quem não consegue ingressar através do sistema e realiza o vestibular próprio terá de arcar com as próprias mensalidades.

Por isso, uma grande diferença entre essas duas categorias de ensino a nível superior, seria o custo mensal pela formação durante os quatro anos de curso.

Infraestrutura

Devido ao incentivo financeiro e a necessidade de atrair mais estudante, a universidade particular irá dispor de uma infraestrutura melhor e mais desenvolvida para os seus estudantes.

Grade curricular

A grade curricular da rede privada também será diferente da pública, podendo ter cadeiras diferentes, assim como a própria carga horária. Na maioria das vezes, os cursos dispõem de uma grade curricular mais moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário